ANGIOLOGIA X LONGEVIDADE

Ao planejar os exames de rotina, é muito importante incluir a consulta com um angiologista, médico especializado no sistema circulatório. Conheça alguns dos problemas de saúde que podem ser prevenidos e tratados com a ajuda desse profissional!

• Hipertensão arterial e diabetes: podem acelerar a aterosclerose, que leva a uma diminuição do fluxo sanguíneo, causando dor intensa nas pernas ao caminhar.
  • Microvasos: alguns sintomas são sensação de peso e de cansaço, inchaço dos tornozelos e até mudança da cor da pele dessa região. Em casos mais graves, podem comprometer a veia safena.
  • Varizes: podem causar alterações na pele e feridas de difícil cicatrização.
  • Trombose e flebite: causadas pela coagulação do sangue dentro do vaso sanguíneo.

DUPLEX-SCAN

Também chamado de “doppler”, o duplex-scan é um exame bastante utilizado durante a consulta com o angiologista, em que ele avalia vasos sanguíneos e faz o diagnóstico das suas doenças. Dentre essas doenças do vaso estão obstruções vasculares arteriais dos membros e do cérebro, trombose venosa profunda e doenças nas artérias dos rins.

Essa técnica é derivada da ultrassonografia, porém mais completa, atingindo alto grau de confiabilidade. Confira os seus benefícios:

• Fornece diferentes informações para o médico: o diâmetro da veia, a velocidade e a direção do fluxo do sangue, a presença de estreitamentos ou obstruções nas artérias, além de sinais de refluxo.
  • É importante no planejamento do tratamento das varizes, pois complementa o exame médico, localizando com exatidão as veias que estão disfuncionais e necessitam ser removidas.
  • É um exame não invasivo e totalmente indolor, ou seja, não há necessidade de punções com agulhas ou ingestão de medicamentos.
  • Não expõe o paciente aos raios – X, uma vez que o duplex-scan usa ondas sonoras para obter suas informações.

Abrir Whatsapp