COMO TRATAR OS PROBLEMAS DA SAFENA

As varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas nos membros inferiores. Durante a cirurgia para o tratamento das varizes são retiradas as veias doentes. Isso é possível porque o sistema venoso mais importante é o Sistema Profundo. Já as veias do Sistema Venoso Superficial – dentre elas a safena – são importantes, mas não indispensáveis.

Quando a veia doente é retirada, o sangue que antes passava por ela continua retornando às veias profundas sem qualquer prejuízo para a circulação das pernas. Pelo contrário, após a cirurgia, o que se observa é a melhora na drenagem venosa dos membros inferiores, o que alivia os sintomas e previne as implicações da evolução das varizes.

REFLUXO DA VEIA SAFENA

Sempre que um fluxo corre em direção contrária àquela que seria considerada normal pelo corpo humano chamamos de refluxo. Logo, no caso da safena, o refluxo acontece quando o sangue volta dentro da veia ao invés de seguir o curso.

A presença do refluxo na safena não necessariamente significa um problema para a saúde, mas ele deve ser identificado e acompanhado para que não se torne uma doença.

Cada caso é único e somente depois de avaliar a extensão, o tamanho da veia e os sintomas que ela vem causando é que o angiologista vai definir, junto ao paciente, qual o melhor tratamento.

Conheça alguns tratamentos para a veia safena doente!

RADIOFREQUÊNCIA

A Radiofrequência é um procedimento muito conhecido para o rejuvenescimento do corpo e do rosto. Mas você sabia que ela também pode ser utilizada no tratamento de varizes e até da Insuficiência Venosa Crônica (IVC)?

Conheça os benefícios dessa técnica para a Angiologia!

• É um procedimento minimamente invasivo que permitem atingir o mesmo objetivo final de uma cirurgia.
  • Pode substituir o método clássico de tratamento de varizes, em que as principais veias (veia safena interna e/ou externa) são retiradas cirurgicamente.
  • Evita a formação de trombos em outras veias adjacentes, especialmente no sistema venoso profundo, sendo um fator determinante na prevenção de potenciais complicações.
  • Menos dor e hematomas.
  • Pode ser realizada com ou sem sedação.
  • Pós-operatório rápido e tranquilo.

SAFENA A LASER

O tratamento de veias safenas insuficientes pode ser realizado com laser no consultório, sem a necessidade de internação. A técnica permite realizar a termoablação da veia doente, isto é, a sua destruição através do calor. Em outras palavras, a safena é “queimada” em vez de retirada por meio de incisões. Como se trata de um procedimento sem cortes, o paciente sente menos dor, mais conforto e retorna rapidamente às atividades de rotina.