Coronavírus: quarentena em casa exige cuidados com as pernas

Saiba quais exercícios você pode fazer em casa para evitar complicações e dores musculares

Com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde e demais órgãos competentes é que as pessoas fiquem de quarentena, ou seja, evitem contato direto com outras pessoas para garantir que a doença não se propague e o serviço de saúde consiga atender bem a demanda que surgir. Grande parte das empresas estão liberando os funcionários para trabalho home office e aqueles que estão com suspeita de infecção estão mantidos em isolamento para não espalhar a doença.

“Neste período, é necessário se atentar a alguns cuidados – principalmente para aqueles que já têm algum histórico de complicação muscular. Ficar em casa significa reforçar a adoção de hábitos para evitar o surgimento de dores musculares”, explica Guilherme Jonas, médico angiologista e especialista em cirurgia vascular.

Recomendações

Fazer alguns exercícios durante o período em casa pode ser bom não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. “Se exercitar ajuda a evitar dores e problemas musculares e ocupa a cabeça durante essa fase difícil que estamos passando”, afirma Guilherme.

Segundo o especialista, fazer alguns alongamentos e evitar ficar na mesma posição durante muito tempo ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo. “Procure deixar as pernas elevadas acima do nível do coração, isso ajuda a circulação sanguínea a fluir mais. Caminhar dentro de casa também é fundamental para evitar complicações”, complementa.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Abrir Whatsapp
Agendar Consulta