Logo Dr. Guilherme Jonas

COVID-19 pode levar a doenças vasculares, revelam pesquisas

Especialista explica relação entre doenças e alerta para os riscos da automedicação

Recentemente, dois estudos realizados por especialistas na Holanda e nos Estados Unidos constataram que os pacientes acometidos pela Covid-19 desenvolveram a formação de coágulos e tromboses. Além disso, um artigo publicado pelo periódico americano Journal of the American College of Cardiology, também afirma a relação entre o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Tais constatações geraram dúvidas em diversas pessoas quanto ao risco que o coronavírus pode trazer para quem sofre ou possui tendência de ser acometido por essas doenças. O angiologista e cirurgião vascular, Guilherme Jonas, explica que pessoas que já têm algum tipo de problema vascular não estão, necessariamente, mais expostas ao vírus. “É importante salientar que a relação entre essas doenças não indica que uma pessoa tem mais chances de pegar o vírus que outras. Todo mundo possui os mesmos riscos de contaminação. Portanto, os cuidados devem ser para evitar a propagação e, assim, impedir que pessoas de risco possam desenvolver complicações. No caso das doenças vasculares, essa mesma recomendação é válida”, argumenta.

Quanto aos cuidados, Guilherme reforça as recomendações feitas por todos os especialistas da área. “Higienize sempre as mãos com sabão ou álcool em gel, evite aglomerações e utilize máscara sempre que precisar sair”, destaca.

As informações de que o coronavírus e a trombose poderiam ter relação fizeram com que alguns boatos fossem fomentados. O uso de anticoagulantes, por exemplo, não deve ser feito sem prescrição médica. “Para evitar as complicações, muita gente tem buscado esse tipo de medicação sem entender do que se trata ou se é recomendado para o seu organismo. Portanto, é importante destacar sempre a importância de evitar a automedicação. Caso ocorra algum tipo de complicação nesse sentido, o médico vai avaliar o caso e entender se realmente é necessário o uso de remédios específicos ou não. Essa recomendação vale para qualquer doença e em qualquer momento da vida”, ressalta o médico

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Pesquisas:

Estados Unidos: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32299776

Journal of the American College of Cardiology:

http://www.onlinejacc.org/content/early/2020/04/15/j.jacc.2020.04.031

Holanda: https://www.thrombosisresearch.com/article/S0049-3848(20)30120-1/p

Veja Também