Logo Dr. Guilherme Jonas

Trate suas varizes de forma minimamente invasiva

Saiba mais sobre a microcirurgia de varizes e quando ela é indicada!

Por mais que elas sejam inofensivas em um primeiro momento, as microvarizes podem causar muito mais do que apenas desconforto estético. O inchaço nas pernas e as dores recorrentes são quadros que podem desenvolver graves complicações se o problema não for tratado. Mas existe uma forma de evitar que isso aconteça, e que as varizes deixem de ser um problema em sua vida. A microcirurgia de varizes é o procedimento mais indicado para tratar varizes de pequeno porte e, claro, garantir mais saúde e qualidade de vida ao paciente.

Em muitos casos, elas são assintomáticas, isto é, não atrapalham na vida de quem sofre com o problema. Mas podem chegar a comprometer a circulação sanguínea, o que torna o tratamento mais que necessário. A microcirurgia é muito eficaz para aquelas que estão nos estágios iniciais.

O procedimento é considerado minimamente invasivo e bastante simples. São realizadas microincisões no trajeto da veia varicosa por meio de um gancho cirúrgico, que faz essa retirada. Em seguida, são aplicadas pomadas para aproximação das bordas para melhorar a cicatrização do local. A microcirurgia é realizada com anestesia local e dispensa a aplicação de pontos na região operada. O procedimento possui curta duração, de em média 30 minutos.

O especialista ressalta que o procedimento mais recomendado vai depender do caso do paciente, e apenas um médico especializado saberá orientá-lo. A microcirurgia no geral é indicada para pacientes que possuem veias varicosas de pequeno e médio porte, localizadas nas camadas superficiais da pele. A operação tem a finalidade de resolver as questões estéticas e de saúde. 

O pós-operatório é um momento bastante tranquilo, não sendo necessário muitos cuidados especiais. Pode ser aplicado gelo no local no dia da cirurgia e devem ser usadas meias de compressão. O paciente pode voltar a sua rotina a partir de um dia de procedimento.

Mas, afinal, as varizes podem voltar?

Infelizmente sim, já que os fatores genéticos que causam as varizes ainda não têm cura, e como o tratamento não é capaz de combater a causa do problema, as varizes podem voltar a aparecer. Entretanto, a adoção de hábitos de vida saudável é primordial após o procedimento, isso evita bastante a reincidência do problema. 

Veja Também