São vasos dilatados, tortuosos e insuficientes. Mais frequentes nas mulheres, podem apresentar diversos tamanhos e causar desconforto estético, dor, edema (inchaço) e até úlceras (feridas).
As varizes são um problema crônico e de caráter hereditário. Se você tem histórico de varizes na família, existe grandes chances de você também desenvolver a condição. Alguns hábitos podem acelerar o aparecimento das mesmas, como obesidade, tabagismo, sedentarismo e alterações hormonais (gestação, pílulas anticoncepcionais, e reposição hormonal).
Tanto as varizes quantos os vasinhos tem indicação de tratamento. Os vasinhos (menores de 1 mm) não estão necessariamente associados a problemas de saúde. Já as varizes estão associadas a problemas de circulação, provocando inchaços, perna pesada, dores, escurecimento progressivo da perna, podendo evoluir para úlceras (feridas) e trombose. O tratamento previne que a doença atinja esse patamar.
A pré disposição genética para varizes não tem cura. Porém algumas medidas podem ajudar a conter a progressão da doença: fazer exercícios físicos, evitar anticoncepcionais, controlar o peso, não fumar e utilizar meias elásticas caso seja indicado pelo médico.
Cada paciente está em um estágio diferente da doença, por isso o plano de tratamento é individualizado para cada caso. Porém nosso compromisso é sempre buscar o tratamento duradouro, confortável e sem internação.
Uma vez tratadas, as varizes não voltam, porém com o passar dos anos podem surgir novas. Isso ocorre porque as varizes tem caráter hereditário e tendem a piorar com a idade.
Por isso essa a manutenção é importantíssima para resultados duradouros.
Hoje é possível oferecer o tratamento de varizes sem dor. Para isso, lançamos mão de diversas técnicas, como meditação, música relaxante, resfriador de pele e do oxido nitrosos (gás do riso – permite uma sedação consciente, sem os riscos das anestesia).
Sim, é possível tratar veias mais grossas, como a safena, sem cirurgia. Com técnicas como o endolaser e a radiofrequência, é possível fazer o tratamento com anestesia local em consultório ou clínicas preparadas. Sem internação, sem corte e sem dor.
Com muita atenção e experiência, Dr Guilherme Jonas oferece, além do conforto, todas as ferramentas necessárias para um tratamento de sucesso.